domingo, 27 de setembro de 2009

A idade ainda é um posto (pelo menos no ténis feminino japonês)

Lembram-se de aqui falar da curiosidade de ver um jogo da 1ª ronda que teoricamente não tinha nada de especial? Esse jogo era uma luta de gerações entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a japonesa Kimiko Date-Krumm. Pois bem, como se sabe a dinamarquesa acabou por chegar este ano à final do US Open e a pequenina japonesa fez hoje História ao se tornar hoje na 2ª jogadora mais velha de sempre a ganhar um torneio (faz amanhã 39 anos!!), só sendo suplantada neste registo por Billie Jean King, unanimemente considerada uma das melhores tenistas de sempre. Date-Krumm é apenas a nº 165 do mundo e desde que tinha voltado ainda não tinha ganho nenhum jogo num torneio WTA (apesar de ter ganho já alguns Torneios ITF entretanto), mas neste torneio eliminou entre outras Daniela Hantuchova (1ª cabeça-de-série do torneio), Anabela Medina Garrigues (2ª cabeça-de-série) e Maria Kirilenko (vencedora do torneio o ano passado) e na 2ª ronda teve inclusivamente match-points contra. Curioso que esta vitória de Date-Krum aconteça num dia em que no Torneio de Tóquio a outra japonesa com mais sucesso neste desporto (Ai Sujiyama) tenha uma festa de despedida por acabar a carreira esta semana. Quanto a Date-Krumm participará também neste torneio e caso passe a 1ª Ronda apanhará na 2ª .... Caroline Wozniacki. Em Wimbledon acabou por ganhar a dinamarquesa, mas o jogo foi decidido em 3 sets e a japonesa chegou a estar à frente no 2º set  com um break à melhor e depois de ter ganho o 1º . Será que ainda poderemos esperar alguma coisa mais desta pequena grande jogadora, enquanto não desponta nenhuma das várias jovens japonesas que prometeram nos últimos anos no circuito junior feminino?

sábado, 26 de setembro de 2009

Como acabará o hóquei?

Vi hoje a final da supertaça de hóquei e acreditem, não foi um espectáculo bonito. O que se viu hoje mostra que os árbitros infelizmente poderão ter muito mais importância para o desenrolar do jogo. É que a partir de agora ao fim de 10 faltas de equipa no jogo passa a haver livre directo (que entretanto passa a ser marcado muito mais perto da baliza adversária). A partir daí passan a ser livre directos de 5 em 5 faltas. Ao mesmo tempo implementou-se aquilo que havia noutra modalidades (futsal e andebol) e que se designa de poweplay. Com o cartão azul mostrado a um jogador ele sai, mas não é substituido por ninguém nos 2 minutos seguintes com a sua equipa a ficar com um jogador a menos (a não ser que entretanto haja golos da equipa adversária, a partir daí poderá reentrar o jogador.) Estas regras teoricamente serviriam para tornar o jogo mais disciplinado, com mais espectáculo e mais movimentado mas o que se viu hoje foi precisamente o contrário: se o árbitro não tem cuidado com as faltas e se começa a ter uma dualidade de critérios então facilmente o jogo se desequilibrará. Ao mesmo tempo o jogo passa a ter muitas paragens, pois ao se marcarem as faltas a mesa terá sempre de tomar conta da incidência. Já o famigerado powerplay não me parece que dê as vantagens que dá em outros desportos de pavilhão já que a equipa com menos jogadores passa a estar em clara desvantagem devido às especificidades deste desporto em relação aos outros (são poucos jogadores em campo e é jogado regra geral com muita velocidade). Claro que isto foi apenas uma primeira imagem e os atletas (e espero que árbitros) ainda se vão adaptar, mas não foi nada de bom aquilo que se viu. O Porto acabou por ganhar ao Benfica por 6-4 e desconfio que na 2ª parte os 2ºs estiveram mais tempo com jogadores a menos em campo do que a equipa total.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Yes, Man

Senão fosse a Naval ter despedido Ulisses Morais antes, teria ganho a aposta de qual seria a primeira chicotada psicológica desta época, lembram-se?
Verdade é que não foi algo inesperado vê-lo sair, mas como é mais difícil ser treinador num banco do que ser uma espécie de entendido da matéria que lançava as suas "postas de pescada" num programa de amigos, que no fundo muito se falava mas muito pouco se acertava (menos nas figuras geométricas, que aquela malta o que gosta é de geometria), custou ao próprio aceitar e resumir-se à sua insignificância de que não passa de um mero "yes-man" (Adjunto de Jesus, Adjunto de M. José, Adjunto de J. Ferreira) .
Esta Terça-Feira, Carlos Azenha, decidiu dar algumas luzes do "porquê?" (como se fosse necessário explicar...) da sua saída do comando técnico do Vitória de Setúbal. A culpa não advém dos métodos, das dispensas sem sentido (que o próprio aponta à direcção) ou dos X jogadores que formam ou chegaram a formar (à experiência pois claro) o plantel 2009/2010 dos Sadinos. É verdade que ele avisou que "seria o Ano 0 do V. Setúbal" mas também rematou que a equipa que "subiria ao relvado", com o objectivo principal da "permanência na Liga", iria "dignificar a camisola". Algo que os 8-1 na Luz deitou abaixo.
É precisamente esse resultado que deitou tudo a perder num projecto que tinha tudo para vingar, segundo o próprio Carlos Azenha (ou "Azelha" se perguntarem a alguns adeptos do Setúbal).

Mas se pensarmos, que Carlos Azenha tem a vida difícil, pior não estará que um certo professor com uma carreira invejável, em que os seus grandes troféus (a excepção de um ou outro) foi conseguido como sendo um "Yes Man". Porventura, também de nome Carlos este senhor, começa a ver que o sonho que tentou vender ao assumir o comando técnico da selecção nacional (substituído um comercial que já não tinha mais nada para vender da CGD) está cada vez mais distante. Não é impossível, mas muito pouco provável que se obtenha o passaporte para Africa do Sul. Mas, que sejam feitos alguns reparos, porque a culpa no caso da selecção não morre solteira.
Mas mais saber quando Carlos Queiroz pode voltar a ser novamente um "Yes Man", segundo alguns ecos (tipicamente) britânicos, mas quem será o senhor que se segue na cadeira da selecção. Muito sinceramente só vejo dois treinadores lusos com pulso para pegar num lote de 20-25 jogadores e arranjar um equipa. A questão, por ventura, é que nenhum dos visados é suficientemente "burro" para se meter neste barco.
É óbvio que falo de Manuel José e José Mourinho. Ambos tem um currículo que fala por si, bem como tem uma ideia clara daquilo que querem e do que é necessário fazer para obter (mesmo que implique colocar um certo "menino" no seu sitio). Mas, como cá em Portugal, não se faz pela competência mas pela vontade de alguns. Só isso serve para explicar o "porquê"de se despedir o seleccionador que fez uma das melhores campanhas nos últimos tempos num Europeu (Humberto Coelho) para colocar António Oliveira (como se a primeira vez não tivesse servido de aviso). Claro que para as mentes iluminadas da FPF, a escolha vai recair num outro Professor, com (o costume de ter) bigode.

Previsão: Jesualdo Ferreira assume a selecção nacional sénior, após Queirós falhar o Mundial de 2010 (ou fazer de António Oliveira no Mundial de 2006). É óbvio que Jesualdo não será despedido do FCP, ele apenas irá aceitar um convite irrecusável da FPF que coincidirá com o desejo do FCP de mudar de ares (especialmente se Jesualdo não obter o "penta"). Cabe a Domingos ou Jorge Costa assumir o comando azul e branco (sendo que Domingos tem uma certa vantagem). E Azenha? Bem, há sempre lugar para um Yes-man no banco do FCP.

Só num clube diferente ...





 ...é que um Presidente da Assembleia Geral desse mesmo clube palita em directo os seus dentes num programa!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Regresso de Henin

Boas notícias para quem gosta de ténis. Justine Henin, claramente uma das melhores jogadoras da útima década (e também a mais completa) anunciou o seu regresso ao circuito. Vamos portanto regressar à velha rivalidade entre as duas belgas e se regressar em tão boa forma como Clijters o fez então esperam-se muitos e bons jogos de ténis feminino para além do jogos monótonos que havia nos últimos tempos. Por outro lado Índio para minha grande pena (e sei que tua) duvido que Dementieva agora consiga alguma vez ganhar um Grand Slam até porque está também a aparecer já uma nova geração com algum potencial. E dentro dessa nova geração há a "nossa" Michelle Brito que deixou a Academia de Nick Bollettieri para ir para uma Academia francesa onde terá entre outros como treinador Peter Lindgren, o sueco que descobriu Roger Federer e que treina actualmente o búlgaro Grigor Dimitrov de quem se diz maravilhas, havendo quem inclusivamente diga que poderá ser melhor!! que Federer.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vuelta 2009




Acabou ontem a Volta a Espanha de 2009 com a vitória de Alexandro Valverde que durante toda a prova pareceu ser o mais bem preparado para esta prova. Ao fim de várias tentativas finalmente conseguiu ganhar uma grande competição de ciclismo. Não deixa de ser curioso que enquanto em Portugal se descobre que o último vencedor da nossa Volta, Nuno Ribeiro, foi apanhado com Epo, aqui ao lado na Volta a Espanha  tenha havido como que uma ode aos mal-amados pelo doping. Valverde esteve envolvido já em problemas com ele, tendo inclusivamente ficado de fora em algumas provas por causa disso e Alexander Vinokurov voltou depois do seu castigo cumprido por também ser apanhado nas malhas do doping (embora este tivesse sido bastante assobiado nas primeiras etapas e acabasse por desistir no decorrer da prova). Para quem ficou muito ofendido com estas estórias (entretanto um médico dinamarquês também já disse que pelos valores de glóbulos vermelhos que Armstrong tinha no seu sangue no 1º e no último dia, que eram praticamente iguais muito provavelmente este tinha feito transfusões sanguíneas durante a prova ou seja também tinha infringindo as regras) eu penso que devem ser muito ingénuos (no mínimo). Desde que o desporto se tornou num negócio que rende muito dinheiro há muita pressão sobre todos os atletas em todos os desportos. Acho muita graça a toda estas estórias caindo toda a gente em cima dos atletas quando os principais causadores destes problemas raramente acabam por cumprir qualquer pena. O ciclismo sendo um desporto muito violento para quem o pratica e por ser mais controlado acaba por ser o desporto onde são apanhados mais atletas, mas infelizmente não é o único (nem irá ser). Quase que apostaria que nos desportos profissionais cerca de 85 dos atletas acabam por se dopar. O problema é a pressão que se coloca sobre os atletas, ou alguém pensa que havendo cada vez mais competições estes verdadeiros "heróis" aguentem sem "suplementos"? O que vocês têm a dizer sobre isto?

Espanha campeã da Europa em Basquetebol



Acabou ontem o Europeu de basquetebol com a selecção principal favorita, a Espanha a acabar por ser campeã. Mas não foi fácil: os espanhóis estiveram muito mal nas 2 fases de grupos com 3 derrota, estando mesmo em risco de não chegar aos quartos-de-final na última jornada. Também é verdade que quando começaram os jogos a eliminar aí mostraram toda a sua superioridade ganhando todos os jogos facilmente, inclusive a final de ontem com a Sérvia, que tinha sido um dos países a lhes ganhar na 1ª fase. De resto realce negativo para a Lituânia, que não passou da 2ª fase de grupos e para a Rússia que era a detentora do título, que não passou dos quartos-de-final. Por outro lado boa surpresa da Eslóvénia que ficou em 4º (e perdendo apenas por um ponto com a Grécia para a atribuição da medalha de bronze) e para a Sérvia que voltou a ter uma posição de destaque num competição de basquetebol. A França que tinha sido a última selecção a conseguir o apuramento para esta prova acabou por ficar também num bom 5º lugar, com a razão desta situação a ser a diferença do factor Tony Parker (não jogou nos jogos de qualificação). Quanto a Portugal que tinha estado muito bem no último Europeu desta vez não se conseguiu apurar. Tenho as minhas dúvidas que nos próximos tempos aliás no voltemos a apurar: está uma geração a chegar ao fim e o seleccionador  não parece conhecer muito bem o nosso basquete, nem motivar e unir os jogadores com Valentim Melnychuk fazia. Para além do mais além de seleccionador nacional "Moncho" Lopez é também agora treinador da equipa do Porto, o que vai dar de certeza origem a problemas.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Não aprendeste como deve ser rapaz ....

Parece que o antigo guarda-redes do Porto (que por acaso até dava bastantes alegrias aos adeptos adversários) Andrzej Wozniak foi condenado num caso de corrupção na Polónia, seu país Natal.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Polónia campeã europeia de voleibol

Parece que no Domingo aconteceu a final do Europeu de voleibol masculino onde a Polónia se tornou na campeã surpresa desta modalidade. É impressionante como não existiu nenhuma televisão em Portugal que tenha transmitido ou falado sobre isso (como aliás está a acontecer com o Europeu de basquetebol, onde a principal favorita está ter muitas dificuldades nos seus jogos, não estando inclusivamente certo que chege aos quartos-de-final e a Lituânia, outra das selecções europeias habitualmente mais fortes está a dar uma pálida imagem da sua valia).

Acabou a temporada de Verão. O ténis vai agora passar para os pavilhões





Acabou ontem o Open dos Estados Unidos em ténis, com muitas peripécias pelo meio. Começemos pelos portugueses: nos homens Frederico Gil não conseguiu passar da primeira ronda apesar de à primeira vista até ter um sorteio mais favorável do que anteriormente. Quanto a Rui Machado apesar de ter sido eliminado na fase de qualificação acabou por ter tido a sorte da desistência de Mardy Fish que lhe fez entrar para o quadro principal. Contudo também não conseguiu passar da primeira ronda. Michelle Brito fez o que era expectável - passou a primeira-ronda, mas na segunda apanhou a chinesa Na Li que nesta altura é ainda muito forte para a portuguesa.
Quanto à parte feminina do torneio as surpresas foram mais que muitas principalmente na parte superior do

 quadro com as principais cabeças-de-série a serem logo eliminadas na 1ª semana. Nesta parte quem sobressaiu foi a jovem norte-americana Melanie Oudin de apenas 17 anos que ía eliminando todas as russas que ía apanhando. Será que o ténis feminino norte-americano tem finalmente mais alguém para além das manas Williams? Para já foi reconfortante ver de novo alguém pequenino no ténis feminino a variar um pouco o seu jogo (Oudin diz que idolatrava Justine Henin e de facto o seu jogo faz lembrar um pouco a pequenita belga. Num torneio onde voltou a outra belga é no mínimo curioso que quem tenha feito um bom torneio é alguém que parece a sua velha rival.) Quem aproveitou daquele lado o quadro acabou por ser a dinamarquesa Wozniacki que acabou por assim chegar à final. Wozniacki tem sido das tenistas mais constantes este ano apesar dos seus ainda 19 anos e parece aguentar bem a pressão(basta ver a forma como aguentou o jogo com a russa Kuznetsova, depois de ter levado uma verdadeira lição no 1º set acabou por ganhar os outros dois em tie-breaks aproveitando os cada vez mais erros da sua adversária). No outro lado do quadro Kim Clijsters ía eliminando com maior ou menor dificuldade as suas adversárias. Na meia-final acabou por ganhar a Serena Williams naquilo que se pensou ser a final antecipada ganhou em apenas dois sets num jogo que acabou muito mal, devido à péssima reacção da norte-americana perante uma falta de pé que lhe foi marcada. Clijsters acabou por ganhar também na final indo assim em 14 vitória consecutivas (relembremos que não defendeu o título após ganhar já que no ano a seguir à sua vitória não o defendera devido a uma lesão e depois acabara por deixar o ténis). Foi assim um regresso de sonho de Clijsters que no seu 3º torneio após o regresso acabou por o ganhar mostrando por um lado que regressou em grande forma, mas por outro que o ténis feminino tem estado bastante equilibrado com pouca evolução nos últimos tempos (desde o abandono de Henin que não há uma grande jogadora. Parece haver uma "paz podre": a nº 1 do mundo perde nas grandes competições por um lado não demonstrando onde verdeiramente interessa que é a melhor ; a melhor jogadora da actualidade por outro só se motiva para essas mesmas grandes competições, tendo assim muitas dificuldades em chegar à 1ª posição do ranking).

Quanto à parte masculina pelo sexto ano consecutivo Federer chegou à final, mas com um sexto adversário consecutivo. Esperava-se muito de Murray, mas este acabou por sucumbir na 4ª ronda perante Marin Cilic um jovem croata de quem se espera muito. Nadal apesar de se notar não estar nas melhores condições (desta vez problemas abdominais) acabou por chegar às meias-finais, mas aí foi verdadeiramente cilindrado pelo argentino Juan Martin Del Potro que já tinha ameaçado uma final dum Grand Slam este ano em Roland Garros, conseguindo-a aqui. Quanto à final foi muito bem disputada e com muita emoção: Roger Federer entrou super-forte onde tudo lhe saía bem e aproveitando algum nervosismo normal do argentino. Contudo depois de fazer um break no principio do 2º set acabou por, através de alguma displicência e sobranceria, não conseguir fechá-lo. A partir daí o jogo passou a pertencer ao argentino (mesmo o 3º set foi mais perdido por Del Potro que ganho por Federer que também até tinha quebrado primeiro o serviço ao segundo). Del Potro ganhou os tie-breaks do 2º e 4º set e depois dominou o quinto set quando se esperava que pudesse ter mais cansaço como acontecera na meia-final este ano em França perante o mesmo adversário. Vai-se ter agora muita atenção ao argentino que tem apenas muito para evoluir (mas tem uma direita do outro mundo). Será que vai ser como Djokovic e Murray que se esperava entrarem na luta pelo 1º lugar com Nadal e Federer depois das finais no mesmo torneio nos dois anos anteriores ou será que é este argentino que irá tirar a hegemonia aos dois grandes rivais. Realce no torneio também para a chuva que chegou tarde ao torneio, mas parecia não o querer abandonara, fazendo mesmo com que este acabasse um dia mais tarde do que o previsto. Realce também para a forma vergonhosa na entrega de prémios como não queriam deixar o argentino falar em castelhano devido "às tempo que já era pouco para as televisões". Por último fica um dos provavelmente melhores melhores pontos em Grand Slams, que Federer concretizou na meia-final perante Djokovic num jogo bastante bem jogado entre os dois, mas onde o suiço esteve sempre um passo à frente em relação ao sérvio.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lineker é que tinha razão ...

 
Acabou ontem o Europeu Feminino de futebol. Parece que Gary Lineker continua a ter razão pelo menos no caso feminino: "O futebol é um jogo simples - jogam 11 para 11 e no final ganha a Alemanha". 
A final ficou 6-2 e era contra a Inglaterra.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Como é possível?

Começou esta 2ª feira o Europeu de Basquetebol e não há sequer uma televisão (nem sequer a SportTV !!!) em Portugal a fazer a transmissão deste evento. Eu sei que desta vez não há lá a selecção portuguesa (também no seu historial só estivemos lá duas vezes), mas será que as televisões pensam que não há público para a competição?

domingo, 6 de setembro de 2009

Voltamos à minha infância!

E com o resultado de ontem Portugal só com um verdadeiro milagre se apurará para o próximo Mundial. Tal como acontecia quando eu era miúdo haverá agora uma máquina calculadora até ao último jogo para ver se Portugal apurará e depois no Mundial é colocar alguma selecção como favorita. Já sei que a maioria irá apoiar a selecção brasileira porque é o país irmão. Eu curiosamente em puto gostava da Alemanha, e para o ano irei torcer pelo Japão que sei que não deverá ir muito longe (apesar do seu seleccionador falar que o objectivo da selecção deles é de chegar às meias-finais!!! Sim ouviram bem, querem chegar às meias-finais.). Agora há muitas teorias, de qual o problema, como a descaracterização da selecção e que o Queiroz é mau, etc. (e são dois factos que não estão também errados: esta selecção não é a de Portugal, é de um conjunto de jogadores que jogam/jogaram no nosso campeonato e Queiroz sempre foi um bluff, bom em termos teóricos, mas sem pulso e cabeça para segurar jogadores já feitos). Mas quanto a mim o principal problema é outro: a chamada "geração de ouro" acabou e Portugal não foi capaz de encontrar sucessores. É verdade que segundo a imprensa temos grandes jogadores, mas isso não é a realidade: temos alguns jogadores com qualidade é um facto, mas muitos deles são invenção da nossa imprensa. Como resultado a nossa selecção é um conjunto de jogadores mimados e pouco humildes (e por isso Cristiano Ronaldo até é um bom capitão, pelo menos para esta selecção, não para uma selecção a sério) que pensa mais em si próprio do que no bem duma equipa. O problema não é/foi assim a mudança de selecionador (quanto a mim Scolari não é assim tão superior a Queiroz, apenas sabe motivar melhor os seus jogadores, em termos tácticos é até mais fraco que Queiroz): já na qualificação para o último Europeu Portugal teve bastantes dificuldades em se apurar e o grupo aparentava também ser bastante acessível (aliás mais acessível que este). Prevejo aliás que Portugal volte ao seu passado, ou seja as grandes competições passarão a ser de novo raras, já que o cerne da questão se mantém: Portugal deixou de ter selecções jovens fortes, mas com a imprensa a fazer muitos dos jovens que aparecem "grandes jogadores" quando eles ainda não provaram nada realmente. Para último ponto é irónico que tenha sido Queiroz, a imagem dos sucessos jovens que acabe por ser também ele a imagem do novo (ou será melhor dizer "velho") futebol português.