terça-feira, 15 de setembro de 2009

Polónia campeã europeia de voleibol

Parece que no Domingo aconteceu a final do Europeu de voleibol masculino onde a Polónia se tornou na campeã surpresa desta modalidade. É impressionante como não existiu nenhuma televisão em Portugal que tenha transmitido ou falado sobre isso (como aliás está a acontecer com o Europeu de basquetebol, onde a principal favorita está ter muitas dificuldades nos seus jogos, não estando inclusivamente certo que chege aos quartos-de-final e a Lituânia, outra das selecções europeias habitualmente mais fortes está a dar uma pálida imagem da sua valia).

3 comentários:

  1. Hattori, não partilho contigo a tua "surpresa" quanto ao facto de não haver transmissões desportivas. Existe um grande "anafalbetismo" e primarismo quanto ao desporto entre nós, do que as pessoas gostam é de futebol, bem nem de futebol, é mais dos clubes.E isso é transversal e vai desde os jornalistas desportivos até à generalidade das pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu sei que infelizmente isso acontece. Mas é que cada vez está pior. É que na minha infância havendo apenas dois canais apesar de tudo, já tendo essa cultura,estas competições mesmo assim davam no 2º canal. Agora quando inclusivamente há uma rede portuguesa com três canais "dedicados ao desporto" não dá. Como será possível, ainda por cima quando um desses canais dá coisas como Wrestling que nem sequer é desporto. Por outro lado também é verdade que estas duas competições também não estão a dar na Eurosport.Presumo que em termos de canais desportivos tenha sido a DSF que ficou com os direitos destas competições.

    ResponderEliminar
  3. É tudo uma questão de concorrência, dantes não havia concorrência e a RTP podia meter na grelha da 2 e da 1 "produtos" sem se preocupar com as audiências porque como unico operador a publicidade era certinha.
    Agora não é assim, os programas/transmissões têm que ter retorno mais ou menos assegurado, e esse retorno mede-se pela audiência e adesão do publico vs investimento realizado.É uma pescadinha de rabo na boca, não existem pessoas a ver porque não se transmite e não se transmite porque não existem pessoas a ver.
    No caso da RTP no entanto julgo que se lá estivesse a selecção eles transmitiam nem que fossem só os jogos em que participassemos.
    No entanto a RTP como operador publico podia fazer mais pelos outros desportos e isso começaria por promover essas modalidades alem das inenarraveis transmissoes das tardes de fim de semana na 2, que aparecem mais como um descargo de consciência do que numa aposta verdadeira para promover o que quer que seja. mas o que é que vemos? programas "desportivos" dedicados ao futebol feitos unicamente para os 3 "grandes" em que o objectivo é unicamente as audiências. Passa-se meia-hora a discutir um penalty, ou um "toque" mais o esquema tactico e o arbitro.
    Isto é o grau zero da pedagogia desportiva. Resultado "fabricam-se" audiências acéfalas, habitua-se o tele-espectador a um olhar simplesmente emocional do que é o desporto ou a competição. Daí tudo o que não envolva esse caldo cultural é dificilmente absorvido pelas pessoas.E voltamos à pescadinha...

    ResponderEliminar