domingo, 30 de agosto de 2009

US open 2009 - O que esperar?

Começa amanhã mais uma edição do Open dos Estados Unidos em ténis a acabar como sempre a temporada de piso rápido de Verão com muitos torneios no norte do continente americano. 
Neste torneio (e já começa a ser algo habitual e bom) estarão portugueses. Desta vez nenhum dos que esteve na fase de qualificação conseguiu chegar ao quadro principal, mas Frederico Gil e Michelle Brito tinham entrada directa. E desta vez Fredrico Gil não se pode queixar, apanhando o indiano Somdevv Devvarman, jogador algo desconhecido (mas que chegou este ano à final de Chennai e à 2ª ronda de Washington denotando que é perigo neste tipo de pisos) e podendo apanhar o italiano Seppi ou o alemão Kohlschreiber, jogadores mais experientes e melhor colocados que Gil, mas que não são nenhum papão. Quanto a Michelle também não teve um sorteio mau, apanhou a francesa de origem sueca Mathilde Johansson, jogadora sem grande feitos apesar de ter já 24 anos. O problema para Michelle será o modo como se irá apresentar já que a temporada norte-americana foi para ela bastante má, principalmente na questão do serviço que não existiu e nas muitas duplas-faltas que fez nos jogos em que participou..
De resto parece-me que este ano o Open dos Estado Unidos será bastante aberto, com uma pequena vantagem em masculinos para Federer e Murray, mas não esquecendo também os do costume (Djokovic, o renovado depois de Winbledom Roddick, Tsonga e Del Potro). Quanto a Nadal deverá também passar algumas rondas, mas não me parece que vá muito longe, já que está ainda a recuperar da grande paragem que teve).
Em femininos parece estar ainda mais aberto, uma vez que não houve nenhuma jogadora que se tenha superiorizado às outras nesta temporada. De realçar que as irmãs Williams parecem estar em má forma, mas sabe-se como elas se motivam nas grandes competições. Apesar de tudo pelo que se viu quem parece estar em melhor forma são Dementieva e Jankovic. Estou curioso para ver até onde vão Stosur e Penneta, atletas que também tiveram uma boa temporada em piso rápido, mas que são ainda 2ªs figuras do ténis feminino (embora Stosur de facto pareça outra desde que regressou do ano em que esteve parada devido à operação que teve e está muito mais perigosa em singulares, ela que era essencialmente uma jogadora de pares). Há ainda Kim Clijters que participou somente em 2 torneios, mas que se apresentou em grande forma, podendo também ser muito perigosa para quem apanhar.

9 comentários:

  1. Bem, para já jornada memoravel da Michelle que "recuperou" fenomenalmente de um 6-1 e de um resultado negativo no 2º set, para terminar o 3º set em 6-1. É feita da massa dos campeões.
    Pena o Gil mas como tu bem observaste não era fácil...quanto ao resto com maior ou menor dificuldade os favs passaram...Prognostico final? Fed ou Nadal...
    Já agora deixo aqui um link para o site do Eurosport Portugal que esta a fazer um passatempo/concurso com a ASICs dedicado ao Ténis.
    http://tv.eurosport.pt/tennis/storynews_sto2044930.shtml

    ResponderEliminar
  2. A Michelle muito mal frenta à chinesa...muito emocional e impulsiva, sem controle mental. Se não melhorar muito a parte psicológica e o serviço vai ser muito dificil...é pena porque a miuda tem um coração e uma garra enormes.

    ResponderEliminar
  3. Vi o 2º set do jogo. A Na Li foi claramente superior. Pelos jogos que vi a Michelle é muita aguerida e tem um grande coração de facto, mas tem um jogo claramente da escola do Boletieri, em que o objectivo é bater a bola com o máximo de força possível (daí também os gritos). Não sei se não seria melhor tentar por exemplo entrar no treino específico da Adidas (ela até é vestida por esta marca)para ver se o seu jogo evolui, senão poderá ser infelizmente uma esperança (se bem que claramente a melhor portuguesa de sempre)do ténis mundial em que num dia bom poderá dar luta e ganhar mesmo a qualquer uma, mas sem consistência. Repara que as melhores russas perceberam que não se pode jogar sempre com as bolas chapadas e com o máximo de força possível.Também acho por outro lado que se nota que embora tenha muita garra ainda não tem "caparro" para jogar sempre daquela maneira e ontem notou-se em pelo menos uma das duplas-faltas que lhe estavam a faltar já as forças no braço

    ResponderEliminar
  4. Sim, tens razão se calhar fazia-lhe melhor redireccionar a sua carreira, mudar de métodos e mandar o Nick bugiar..Alias como outros fizeram...
    Viste a V.King bater a Stosur? De onde é que aquilo saiu??!!!Que souplesse, veludo autentico e inteligente...será que vai ser para continuar ou só uma estrela cadente? adorei...tambem para desenjoar do ténis estereotipado da maioria das jogadoras. A Cljisters soma e segue...a Mauresmo que eu acho que tem(teve) o tenis mais bonito do circuito feminino tambem não desiludiu ao perder já que alem de estar em queda notoria, detesta este torneio.

    O Nadal está lá para ganhar, solidez impressionante...o Federer cumpriu mas ainda não está a 100%...despediram-se duas "lendas" o Safin e o Santoro.The show must go on.

    ResponderEliminar
  5. E Dementieva eliminada. Esta sim a surpresa do torneio até agora. Sabia-se que a Oudin era perigosa (tinha eliminado a Jankovic em Wimbledon este ano), mas muitos consideravam a russa se calhar a principal favorita para o torneio. e a Oudin só tem 18 anos (e já disse que idolatra a Henin). Não vi o jogo da Stosur, mas sim essa também foi uma grande surpresa. Começo é a pensar na Penetta como alguém que até é capaz de ganhar. Viste a forma como ela "chacinou" a Mirza? Nos masculinos não consegui ver o Nadal, mas vi o Safin a se despedir ontem e viu-se mais uma vez (apesar do Melzer ser um gajo perigoso): é uma pena tanto talento ser desperdiçado por aquela cabeça.

    ResponderEliminar
  6. A Dementieva pá...tenho um crush pela Dementieva, a tipa é bem disposta, ri-se dela própria (e tem razões para isso) e depois aquela relação mãe filha é tão terna, que parece saída de um livro da Disney. Sob aquela capa deve haver ali qualquer coisa de interessante:))
    Mas nitidamente está a aparecer uma nova fornada de jogadoras que jogam muito bem e com uma atitude tremenda...a Safina tambem tem sobrevivido nos limites...Penetta?? Hum...está bem sem duvida, mas lá mais para a frente é capaz de quebrar.mas seria refrescante sem duvida, ou a Clijsters...ou uma desconhecida como a V. King...

    ResponderEliminar
  7. Mas eu também gosto muito da Dementieva, só que já percebi que infelizmente ela nos momentos mais pressionantes vai-se abaixo mentalmente, e não me parece que, infelizmente, ela consiga já ganhar algum Grand Slam. No jogo contra a Oudin (e embora esta tenha jogado muito) o que eu vi foi ela a não perceber que com a norte-americana que tinha de a por a correr, preferindo estar só a defender. E a Ivanovic decidiu pendurar as botas por enquanto (parece que o ténis feminino vai ter menos espectadores). Também começo a pensar que de facto a Clijters começa a ter as suas hipóteses, até porque está a jogar agora só mesmo por divertimento e sem qualquer pressão e com as favoritas a continuarem a cair a grande velocidade. Em masculinos curiosamente pelos contrário os favoritos vão-se aguentando. É esperar, pois na parte final podem haver muitos jogos emocionantes, embora continue a achar no Federer como favorito (até porque nos últimos jogos ganhou a Djokovic e Murray e isso pode ter influência). Como tu bem dizes "the show must go on",

    ResponderEliminar
  8. A Oudin começa a ser um caso muito sério...assim como a Clijsters.
    Curiosa foi a eliminação do Roddick pelo Isner. Isto porque aqui há uns 2/3 anos atrás antes de o Federer defrontar o Isner (que era a nova sensação jornalistica yankee)um jornalista perguntou-lhe qual o prognostico, e o Roddick disse qualquer coisa como isto "Bem prevejo que o federer apos este jogo continue a ser o nº1, e o Isner continue a ser alto":)))
    Bem parece-me que chegou a altura (esta palavra assenta aqui que nem uma luva) de acertar contas.

    ResponderEliminar
  9. Não sei mesmo se ela não chegará à final: no lado dela já só restam a Kuznetsova e a Petrova (que joga com ela hoje) e ambas não fizeram grandes resultados neste verão. Além disso está a jogar em casa e super-motivada depois destes resultados. Quanto aos masculinos é o Murray que se parece apresentar melhor. Resta saber se não lhe aparecerá um Verdasco como na Austrália este ano. Atenção no entanto ao Tsonga que tem ganho todos os jogos muito facilmente também, e ninguém tem dado nada por ele. Quanto ao Nadal nas condições em que está não o vejo a passar o Monfils.

    ResponderEliminar