sábado, 15 de agosto de 2009

E viva o desporto!

Neste fim-de-semana há muito desporto e importante para as cores nacionais... Não, não é o começo da Liga de Futebol, que eu nem sequer gosto muito de álcool. Ontem em basquetebol e como eu estava à espera Portugal perdeu na Bósnia por 61-73, ficando arredado completamente do Europeu. Deste jogo não posso falar, mas dos outros dois como disse anteriormente vi uma equipa demasiado apática, com os jogadores com medo de lançar e a depender essencialmente dos lançamentos triplos. Como é óbvio com esta premissas é difícil fazer algo. Se a Federação quer que a selecção volte a uma grande competição internacional terá de pensar seriamente em várias questões: 1º Fazer com que todos os jogadores portugueses voltem a querer e ter orgulho em representar a selecção (relembro que Francisco Jordão e Miguel Minhava preferiram deixar a selecção alegando problemas pessoais e familiares); 2º Ter alguém como selecionador que conheça a realidade portuguesa - Moncho entrou de paraquedas como selecionador, não me parece ser grande coisa, não tem um discurso muito bom e parece-me também não ter muito pulso (exemplo de jogadores não quererem ir à selecção e vi também no jogo da Bélgica um desconto de tempo que se passoumais tempo em discussão dele com um jogador do que em ele dar indicassões). Além disso chega sem currículo: podem falar que era o adjunto da selecção espanhola quando foram campeões do mundo, mas isso não faz dele um grande treinador ou com provas dadas. Pergunto será que não há treinadores portugueses ou mesmo estrangeiros (mas que conheçam a nossa realidade desportiva) com possibilidades de treinar a selecção (e eu sei que muito provavelmente Moncho até irá continuar): já nem falo de Luis Magalhães, que é impossível tirá-lo de Angola (a propósito já estão na final no Campeonato Africano - boa sorte), mas será que não teremos que mais condições que a Jordânia por exemplo que tem Mário Palma como selecionador (e que estao nas meias-finais do Campeonato Asiático).
Começaram hoje também os Mundiais de Atletismo onde Portugal poderá ter algumas medalhas pelos suspeitos do costume (Nelson Évora, Naide Gomes e Rui Silva) e com mais alguns atletas a poderem entrar em lugares de destaque: infelizmente ainda não foi desta vez que Marco Fortes conseguiu preferir a competição à caminha). Boa sorte para todos e que representem bem o país!
Por último também importante é a qualificação para o Mundial de Voleibol que está a decorrer na Bulgária - É dificil mas não é impossível. Para já a selecção perdeu ontem contra a Bulgária por 3-0(25/22; 25/16; 26/24), mas este é um resultado normal - a Bulgária está a jogar em casa e actualmente é das equipas mais fortes a nível Mundial. Uma vez que passam duas equipas por poule nada é impossível, agora são duas finais contra a Holanda e Républica Checa, será que Juan Diaz depois de regressar conseguirá mais um "milagre" de nos pôr num Mundial desta modalidade, agora que está de novo a renová-la?

Sem comentários:

Enviar um comentário