sábado, 13 de junho de 2009

TRANSFER LIST: Salvador, Jesus e Paciência

Está o "caos" instalado.
Quando se pensava que ia ser uma "silly season" calma com as normais cenas de jogadores lançados a uma velocidade vertiginosa, eis que uma simplesmente situação politica abana com o defeso.

Ora recapitulamos: Tinha passado alguns dias desde que Bettencourt, o novo D Sebastião de Alvalade (pelo menos mais saltitante e com um amor mais que confirmado por Paulo Bento), tomava posse como Presidente do SCP, que no outro lado da "curva" um golpe de teatro se consumava. Após, várias semanas de noticias que davam certa a saida de Quique e entrada de Jesus para técnico principal do clube da Luz, Benfica e Flores chegam a um acordo "amigável" de rescisão mútua de contracto. Não demorou meio-dia para surgir novas vindas da Luz. Quando todos esperavam pela apresentação de Jesus como treinador, a direcção e restantes membros dos corpos sociais demitem-se, provocando eleições antecipadas de Outobro para 3 de Julho.
Ora aqui todo normal, não fosse um pequeno pormenor de até hoje ainda não existir novo técnico no Benfica.

Ora, mas o que interessa aqui menos é o Benfica e o seu jogo de tronos, mas sim o que se passou e passa mais a norte, no Minho para ser mais exacto. Desde dos primeiros dias que se especulou o interesse encarnado no "mestre da táctica" (a.k.a. J. Jesus), Salvador, presidente do SC Braga, assumiu que quem o quisesse (nota de autor: especialmente se for um certo clube de Lisboa que se veste de vermelho) teria de pagar perto de 900 mil euros (700 mil para Braga e 200 mil para J. Jesus). Após desmentidos, avanços e recuos, chegamos a um ponto interessante, para rematar:

-Segundo os media , Jesus abdica de qualquer dinheiro que venha a receber do clube (i.e. Benfica) que o contratar. Mais, afirma, que pode avançar para rescinsão com justa causa, visto que Braga deve 1 mês de ordenado e os prémios das comeptições europeias. Por seu lado, Salvador, que antes afirmava que quem quisesse Jesus teria de pagar (ao ponto de ameaçar em levar o caso a justiça desportiva por tentativa de aliançamento ilicito), afirma porém que caso o Benfica não concretize a "compra" de Jesus, que irá levar o caso a justiça desportiva e civil. Mais, afirma que, e segundo o jornal O Jogo , que irá até accionar a cláusula de indemnização superior a 900 mil euros, caso o Braga não seja ressarcido dos seus direitos.

Ora isto é tudo normal, se juntar-mos 2 pontos: primeiro que Salvador tentou renovar com Jesus após saber o presuposto interresse encarnado para substituir Quique (aumentando o valor da cláusula des rescisão), e segundo, que Salvador já tem um técnico a preparar o Braga 2009/2010 de seu nome Domingos Panciência (que tinha abandonando a Académica no final da época transacta).

É bom que Braga lute pelos seus direitos e é saudável que assim seja, mas gostava mais que Braga, pela pessoa do seu presidente lutasse pelo seu clube (Braga) independentemente "contra" quem for. Porque parece que quer que passemos todos por parvos com esta intransigência para com o Benfica enquanto para com um outro clube (por sua vez rival do primeiro e do qual Salvador é sócio e adepto) é "oferecido" jogadores (tendo o próprio Salvador já recusado uma proposta monetariamente aliciante por um desses jogadores vinda do Chelsea F.C.) .

P.S. A data de 15/06/09 e hora de 20.12 é confirmado Jesus no Benfica através do pagamento de 700 mil euros a Salvador...err...Braga. Tanto barulho para nada.

1 comentário:

  1. Na verdade não se pode condenar um clube que tem um contrato assinado com um profissional e que não abdique dele sem indemnização. O que isto denota é (mais uma vez)o completo amadorismo do Benfica e que é recorrente todos os defesos desde há 8 anos para cá.
    Só que como tinham que ofuscar a apresentação de uma Lista cocncorrente (?) vai de pagar e rápido a ver se se consegue fazer um "show" televisivo que abafe o possivel efeito mediático da referida apresentação.

    Outros factos:

    - Jesus vem com a sua equipa tecnica. veremos onde se encaixam o Diamantino e o Chalana, e o que dizem os que atacaram o treinador anterior por tê-los deixado de parte.
    - A confirmarem-se as vindas do Eduardo e Weldon acho que daqui a um ano vamos ter em mãos mais umas encomendas para despachar.
    - Os Jornais que foram avançando as informações sobre esta telenovela estavam certos. razão pela qual o sr. Vieira nunca avançou com nenhuma acção em tribunal contra a Cofina como ameaçou, e sabia à altura que não o faria.

    Sinto vergonha.

    ResponderEliminar