domingo, 7 de junho de 2009

Acabou Roland Garros ... agora vamos para a relva

Acabou à pouco Roland Garros. Fez-se História: três portugueses a chegarem pela primeira vez ao
quadro principal, e uma delas a chegar à terceira ronda, sendo também a primeira vez que isso aconteceu. Mas houve mais novidades neste torneio. Em femininos a surpresa por paradoxal que pareça foi não ter havido surpresas na final. As duas tenistas que tinham feito melhor temporada de terra batida foram quem acabou por chegar à final, com Kuznetsova a ser a melhor e a suportar melhor a pressão que Safina, ganhando facilmente o jogo numa final sem História (6-4; 6-2). Destaque para além da 3ª ronda de Michelle Brito das surpresas de Samantha Stosur e Dominika Cibulkova terem chegado às meias-finais. É também de referir que desta vez os fotógrafos não tiveram muita sorte, já que as top-models do cicuito foram caindo relativamente cedo, com Sharapova a ser a que durou mais (quartos). Já na parte masculina FEZ-SE HISTÓRIA: ao contrário do que previ aqui afinal as surpresas foram muitas, com Nadal e Djokovic a perderem relativamente cedo no torneio (Finalmente alguém ganhou a Nadal em Roland Garros , sendo a 1ª derrota dele em 5 participações!!! ) Como se esperava Murray acabou por não ir muito maislonge, por não se dar ainda muito bem com a terra batida . Quem aproveitou tudo isto acabou por ser Federer ganhando à pouco também numa final realativamentefácil a Robyn Soderling, que tinha sido o algoz de Nadal, tornando-se na grande surpresa do torneio. Assim Federer tornou-se apenas no 6º tenista a conseguir ganhar os 4 torneios Grand Slam de ténis. De destacar que este ano as características do piso e o clima acabaram por ajudar um pouco os especialistas em piso rápido com estes duma maneira geral a conseguirem melhores resultados do que o costume e os especialistas em terra batida a serem eliminados relativamente cedo). De resto foi infelizmente um torneio um pouco fraco apesar das muitas surpresas, com poucos grandes jogos de ténis, mas com a melhor forma de alguém alguma vez limpar uma marca como se pode ver no final do texto - Queremos mais dessas Gonzalez. Agora o ténis vai pastar para as relvas no próximo mês até Winbledon.


2 comentários:

  1. Belo resumo Hattori.
    Os dois vencedores mereceram-no. já agora sabias que a Kuznetsova é a jogadora favorita do Federer?
    Entretanto ganharam-se mais jogadores para disputar os Slams como o Del Potro e o Soderling que poderão já em Wimbledon causar mais algumas surpresas.
    Hoje começa Queens onde se começa já a preparar Wimbledon.
    É pena que Nadal esteja em risco.
    Estou muito esperançoso na Michelle, on verra!

    ResponderEliminar
  2. Eu tambémbém estou esperançoso com a Michelle, até porque o jogo dela parece-me que se adapta mais à relva.Apesar disso ela não começou muito bem a temporada de relva tendo sido eliminada pela Schleppers (se bem que se pode compreender a sua eliminação pela sul-africana ser especialista em pares e devido a mudança de piso). Sobre a Kuznetsova e o Federer sabia que sim que havia respeiro mútuo. Aliás não sei se ouviste, ela disse numa entrevista que inclusive pediu conselho o ano passado a ele sobre se devia voltar ou não a Moscovo e sair de Espanha. Sobre Wimbledom na parte masculina acho que vai ser engraçada e acho que irá ser muito difícil Nadal renovar o título participando ou não: além dos dois que falaste é preciso lembrar o Roddick e o Murray que devem vir muito motivados com os resultados em França e é preciso não esquecer o Tsonga que tem um tipo de jogo mesmo bom para a relva.

    ResponderEliminar