sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vamos !!!


E finalmente conseguiu-se ouvir estas palavras com sotaque português nos grandes palcos do ténis: já tinhamos ouvido o "come on", o "allez", o "bamos" e até o "haide". Hoje já se ouviu o "vamos" (se bem que intercalado com o "come on!". Esperemos é que nao seja agora caso único e que possamos ouvir mais vezes. Michelle não ganhou a Rezai, mas saiu de pé e deu muita luta . A diferença notou-se principalmente no serviço, com as duplas-faltas a darem tudo a perder e com a francesa a aproveitar o facto de estar a jogar em casa.
Quanto ao resto na parte masculina está tudo mais ou menos a correr como o previsto, com Nadal a acabar a acabar de dar um correctivo a Hewitt (que contudo também não grita tantas vezes como antes o "come on"!!"), mas a ter a partir daqui um quadro duro (deve apanhar agora Ferrer e logo a seguir Davidenko ou Verdasco). Os principais ainda estão todos em acção e agnhar com mais ou menos dificuldades. Atenção contudo a franceses como Tsonga ou Monfills que são também muito combativos, jogam em casa e têm tipos de jogo muito empolgantes com especial relevo para o primeiro. Na vertente feminina e além da eliminação de Michelle há apenas a destacar a ida para casa da mais velha das irmãs Williams e o facto de Sharapova ainda estar em prova depois do jogo dificil com Petrova. Continua a parecer ser Safina a principal candidata, mas Ivanovic parece estar a ganhar confiança e Kuznetsova parece também estar com muita força, e já se sabe como é Safina nos jogos mais importantes!!!

6 comentários:

  1. A miuda tem uma garra do catano e a gritar então...mas tambem foi objecto de "jogo sujo" por parte da francesa. Mas o que interessa é que tem tudo para ir longe, não sei se viste a entrevista no Eurosport em que a apresentadora lhe perguntou até onde queria ir e ela disse " Eu quero ser nº1". Pena como tu dizes as duplas faltas...mas ainda é jovem e tem tempo para melhorar. Grande Michelle.

    Djokovic out.O Kohlschreiber é um tipo dificil e hoje esteve impecavel.É o que eu penso, grande forma antes dos Slams e dá nisto. Alem de que o Djoko não é da mesma massa de um Federer ou Nadal, é bom mas está situado um pouco abaixo e jogar uym Slam é diferente de jogar torneios, a forma tem que se ganhar pouco a pouco e é preciso grande resistencia fisica e principalmente mental.
    Surpresa tamebm é o facto do Roddick ainda por la andar..e taenção ao Murray e ao Verdasco.

    ResponderEliminar
  2. Pois ... eu só apanhei hoje a parte final do jogo mas de facto pareceu-me que o kohlschreiber esteve muito forte ... e aquelas esquerdas, o gajo não falhava nenhuma. Quanto ao Roddick é verdade que ainda está por lá mas também tem tido um sorteio favorável. De certeza que com Monfills a estória agora pia mais fino. Quanto ao Murray e ao Verdasco têm o problema de estar no lado do Nadal, além de o Murray também não se dar muito bem em terra batida. O próximo jogo dele poderá ser engraçado que Cilic parece-me ter muito futuro (e gosta também mais dos pisos rápidos). Mas acho que o grande jogo da próxima ronda será entre o Del Potro e o Tsonga. Da Michelle de facto eu falei da outra ter aproveitado jogar em casa, o que não quer dizer que não concorde contigo sobre o jogo sujo. Já agora queria ver um jogo entre as duas proximamente cá para ver como ela se daria ao contrário. Como eu disse no post anterior os urros da Michelle são de facto muito fortes, mas não é a única... enquanto não tiver nome terá sem pre aquele problema, aconteceu com as outras todas antes dela (com a excepção talvez das irmãs Williams, mas com elas ninguém se mete que têm medo delas).

    ResponderEliminar
  3. Nadal out. Bem...não sei o que dizer...só sei que o Soderling mereceu ganhar.É extremamente dificil neste desporto ficar muito tempo lá em cima, o desgaste, a pressão, os novos lobos que estão sempre a aparecer(não é o caso do Soderling)o manter a forma top ao longo do ano, a saturação do ténis e das viagens etc...sou um adepto do Federer mas não desgosto do Nadal nem de outros, a abordagem ao ténis não deve ser feita da forma clubistica como se faz no futebol, cada um tem a sua plasticidade e armas, o melhor é o que consegue o melhor mix de acordo com as suas caracteristicas e a dos outros..Mas como ia a dizer o que o Federer conseguiu até agora é extremamente dificil e há que lhe dar crédito por isso, como ao Sampras, o Nadal começa agora a ter que lidar com alguns factos que anteriormente e pelo facto de não ser nº1, lhe passavam ao lado, o problema por vezes não é lá chegar mas manter-se lá.
    Isto dito tambem não julgo que o Federer tenha isto ganho, penso que não e ainda bem, uma coisa é certa está a ser um RGarros louco,louco,louco..

    Só para te dizer que adoro a abordagem ao ténis de um jogador que acho o mais "curtido" do ténis, o grande Marcus Bagdhatis. O tipo é divertidissimo e tem a melhor claque do Mundo.

    ResponderEliminar
  4. Pois ... não sei o que diga deste Roland Garros. Só "expect the unexpected!!!" Neste fim-de-semana então foi totalmente isso. O que me parece pelos resultados e pelos favoritos que ainda estão em prova (com a excepção do Federer) é que são peritos mais em piso rápido, o que faz com que eu pense que este ano muito provavelmente deverá também estar mais rápido do que o costume. Com todos estes resultados o Federer se aguentar a pressão terá talvez a grande oportunidade de finalmente conquistar o Grand Slam que lhe falta (embora eu não goste muito dele devo admitir que por outro lado acho que merece, até porque me parece de facto ser o melhor de todos os tempos, isso só não se comprova com o Nadal, mas o Federer deve ter um medo dele que se pela ... basta vermos os jogos para percebermos isso). Quanto ao Bagdhatis eu também lhe acho muita piada, mas infelizmente para ele não conseguiu mostrar o que se previa dele. Eu lembro-me que ele em junior ganhava praticamente todos os torneios que participava, o Gil que o diga que o apanhou 2 ou 3 vezes em Grand Slams. Eu sei que a transição de junior para sénior é dificil, mas esperava-se mais dele (aliás como aconteceu com o Gasquet por exemplo). E depois a namorada que ele tinha quando apareceu ... Meu Deus!!! Na parte feminina começo a achar que já vi isto em qualquer lado (nomeadamente este ano na Austrália por exemplo). Há algumas que parecem estar em grande forma ... A Serena Williams vai sempre ganhando a jogar nada e com muita sorte, e depois nos jogos principais as outras acabam por se ir abaizo por não terem a força mental dela. A única além dela que é capaz de aguentar a pressão é a Sharapova, que também vai ganhando sempre com muita dificuldade neste Roland Garros. Eu por acaso gostaria de ver como vai voltar a Clijters ... parece que ser no Open dos EUA. Como isto está, e ela sendo também relativamente nova vindo em forma poderá em pouco tempo (cerca de 1 ano) lutar pelas posições cimeiras (e eu das duas belgas achava a Henin claramente mais espectacular e completa).

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de falar da Azarenka (que também é meio portuguesa devido ao seu treinador) que tem evoluído muito neste último ano e a continuar assim deve estar no final do ano nas primeiras 5 pelo menos do ranking feminino. Deve ser engraçado o jogo entre ela e a Safina que tem trucidado todas as que lhe apareceram à frente. E parece-me que esta Azarenka em termos mentais também é muito forte. O que achas Índio? A continuar a evoluir assim esta poderá chegar a nº1 até à Michelle (se tudo correr bem para as duas como é óbvio, porque não se sabe o futuro.) De qualquer modo para a Michelle é muito bom estar já nas primeiras 100 com 16 anos, que já não se está no tempo em que apareceu por exemplo a Hingis, onde o ténis feminino era muito fraco com Graff e Seles já na fase descendente e com várias lesões, e onde não era tão exigente fisicamente como agora. De qualquer forma como bem disseste o mais difícil (e aí é que se vêem os grandes campeões) é manter-se pelo topo, não é chegar lá ... basta ver o exemplo da Ivanovic ou anteriormente na parte masculina no Ferrero ou no Moya

    ResponderEliminar
  6. É verdade a Azarenka, tem vindo a crescer de uma forma espectacular e é de uma agressividade demoníaca, não sei se já poderá ganhar um GSlam, mas deve estar próximo.Parabens ao Van Gritchen, que tem conseguido modelar bem o jogo dela, apesar da bielorussa ter um feitiozinho muito dificil, em que chega a questionar tudo o que ele lhe quer ensinar.Tem de ser muito bem explicadinho senão ela "recusa-se" a aceitar e treinar certo tipo de soluções.
    É verdade que o ténis feminino sofreu uma grande reviravolta com a chegada das russas e tambem de jogadoras de outros países, devido à difusão do ténis por esse mundo fora.Está muito mais competitivo e deixou de ser um feudo americano e europeu.Começa-se tambem a ver a chegada das chinesas que paulatinamente vão conseguindo alguns bons resultados.
    Sim a Clijsters poderá ter um bom recomeço mas é tudo uma incognita...tambem não acredito no afastamento da Henin por muito mais tempo.
    A Serena é um monstro (no bom sentido)dela pode-se esperar tudo.
    O Federer com o Nadal tem um bloqueio mental, numa das primeiras finais em RGarros lembro-me de no 1º set arrasar o Nadal por 6-1 e depois permitir a recuperação.O problema do Federer é que ele por momentos "sai" do jogo e vai não sei para onde, mesmo em jogos "fáceis" nota-se isso.Depois ele é muito teimoso e recusa-se a ter um treinador (embora tenha alguns conselheiros que pontualmente o ajudam)recusa-se a mudar de raquete, recusava-se até há pouco tempo a fazer o drop shot/amortie por achar que era uma pancada "menor" do ténis, etc...ele tem principios e quer ganhar segundo os seus proprios principios.
    Agora é inegavel que está na fase descendente da sua carreira mas nunca se furta aos desafios ou arranja desculpas para lhes fugir, como poderia facilmente fazer se decidisse só jogar os Gslams para bater o record do Sampras.
    Apesar do Nadal ser um enooorme jogador,, foi com o Federer que eu vi as melhores demonstrações do que pode ser um jogo de ténis, houve jogos em que eu tirava o som e parecia que estava a assistir a uma sinfonia, com a variação de ritmos de pancadas, tudo feito com um souplesse que era espectacular e unico.

    Atenção ao Murray, ele tem vindo a fazer os seus jogos de mansinho, pé ante pé, e é capaz de chegar à final.

    ResponderEliminar