sábado, 27 de junho de 2009

Pergunta do dia


Quem é que o Benfica vai vender para recuperar o dinheiro das compras já feitas?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Wimbledon 2009 - O que esperar?

E começa já na segunda-feira mais um Grand Slam de tennis. Já se sabe que depois daquele onde o jogo é mais lento entra-se naquele onde é mais rápido com duas semaninhas de preparação pelo meio. A demonstrar que o ténis português está num dos melhores momentos está de novo mais uma mini-armada portuguesa no torneio com três atletas, penso que nunca tenham estado tantos no torneio. Mas o que esperar deles? Quanto a mim quem tem mais possibilidades de ir um pouco longe é de novo Michelle Brito que apanhou uma adversária acessível, a checa Klara Zakopalova e caso vença a sua adversária não será também um papão (será Aleksandra Wosniak, a canadiana 23ª cabeça-de-série, mas que já perdeu com ela ou Francesca Schiavone se calhar mais difícil até, mas já numa fase descendente da sua carreira). Quanto a Frederico Gil, mais uma vez não teve muita sorte, apanhou Paul-Henry Mathieu que embora não seja vabeça-de-série está nos 40 primeiros do mundo e é sempre um adversário perigoso (Federer que o diga que teve algumas dificuldades para o eliminar em Rolland Garros, perdendo mesmo um set com ele.) Por último Neuza Silva já fez o que era expectável, passando a fase de qualificação, mas apanhando Serena Williams e devendo portanto ser abalroada pela norte-americana.
Para o resto do torneio o principal favorito parece-me ser Federer, com certeza bastante motivado depois da vitória em França. Nadal a muito provavelmente não chegará este ano sequer à final, já que nem se sabe as condições fisicas em que se encontra neste momento (e deverá ter na 2ª ronda Hewitt que em relva é muito perigoso), e tendo Murray do seu lado que jogando em casa deverá ter as suas hipóteses. Atenção também a Del Potro e Soderling que deverão estar também bastantes motivados depois dos resultados em Roland Garros e com um tipo de jogo que se adapta bem a este piso, tal como Tsonga. Em femininos poderá mesmo acontecer uma final entre as irmãs Williams, já que pelos resultados ao longo dos anos Venus talvez seja a tenista mais forte aqui neste século, e com as russas e sérvias a não terem ainda grandes resultados em relva. Atenção ainda a Samantha Stosur que deve estar bastante motivada e tem um estilo de jogo bastante atacante e ideal para relva (embora deva apanhar Venus Williams logo na 3ª ronda). Destaque ainda para um jogo que vai ocorrer na 1ª ronda, com duas tenistas a encontrarem-se, tendo uma idade para ser mãe da outra: a japonesa Kimiko Date-Krumm tem já 38 anos (voltou o ano passado e é considerada a melhor tenista japonesa de todos os tempos, tendo chegado uma vez às meias-finais de Roland Garros e outra em Wimbledon, mas depois de se casar tinha deixado relativamente cedo este desporto), e defronta uma da tenistas da nova geração que se espera mais futuro, a dinamarquesa Caroline Wozniacki de apenas 19 anos. De resto vamos vamos ver nas próximas duas semanas o que vai acontecer e se haverá tantas surpresas como o que aconteceu há 1 mês

quarta-feira, 17 de junho de 2009

E novidades nas eleições do Benfica?

Parece que as eleições no Benfica estão a aquecer ... mas será que estão? Depois do mês de circo com o palhaço rico, que como haveria de ser não teve muita piada (digam-me em que circo é que o palaço rico tem piada?), surge agora o circo com o palhaço pobre que poderia ter mais piada (como todos os palhaços pobres) ... mas até agora muito morno. Ontem foi a apresentação do Movimento Benfica, vencer, vencer ... e nada de novo por aqueles lados. Não se disse nada além de mostrar algumas figuras. À noite falou o "rei-sol" e daqui também não houve nada além do seu excelente humor: destaco as tiradas minhas preferidas: "posso dizer uma coisa que nunca disse: o Benfica só foi campeão por minha causa", "não se aposta nos jovens do Benfica porque os adeptos pressionam muito, o Miguel Vitor por exemplo foi assobiado no seu primeiro jogo" e "o problema do Kiki Flores é ele não ser português, se fosse tinhamos sido campeões" (Nota: as frase não são ipsis verbis o que ele disse, dado que não tenho uma memória assim tão boa, mas as ideias são estas). Claro que continuou também na sua demanda de se defender o seu bom-nome (de quê não sei ao certo), chamando os seus adversários de "abutres". (Não tinha sido ele no dia anterior que tinha dito que queria uma campanha sem ataques pessoais? Nan, deve ser um gajo de bigode bastante parecido a ele, se calhar até é seu gémeo). Para resumir a entrevista foi péssima (honra seja feita também àquela amostra de jornalista chamado Hugo Gilberto, que pensa que saber rir chega para saber fazer as perguntas), com Vieira a dizer o costume (ou seja nada) e a esquivar-se sagazmente das perguntas que lhe poderiam ser nefastas. Ou seja disse o que queria, que é o que os sócios queriam ouvir e prevejo que ganhe facilmente as eleições. Como é óbvio com a passagem das eleições para mais cedo tirou espaço de manobra aos seu adversários e quase matou a sua organização (basta ver a forma como decorreu a Conferência de Imprensa do movimento) . Realce ainda para os anões desta corrida: Bruno Carvalho quis fazer uma Conferência de Imprensa para apresentar o seu programa(Aleluia, já tem também o seu programa no seu site!!!) num avião, mas correu tão bem que nem Petit o acompanhou e Quaresma também quer apresentar num avião as suas ideias... só falta mesmo Guerra Madaleno para aparecer toda a gente na festa. No fundo como eu disse anteriormente dizem que vai haver eleições para os lados da luz, eu é que ainda não dei por nada com os dias a passarem normalmente.

Será que aparecem?

Pessoas amigas mostraram-me .... finalmente aqui apareceu alguém sem esqueletos no armário e credível com um projecto para o Benfica.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

TRANSFER LIST: Ronaldo+Cissokho=loucura

Um (Ronaldo) mudou-se por 96 Milhões de Euros o outro (Cissokho) por 15 Milhões (9 milhões + 6 milhões). Enquanto com o primeiro o valor é uma autêntica loucura com o segundo a valorização de €7653/minuto jogado (considerando o valor total de 15 milhões) é de doidos.

Faz muito mal o dinheiro nas mãos de uns certos senhores.

sábado, 13 de junho de 2009

TRANSFER LIST: Salvador, Jesus e Paciência

Está o "caos" instalado.
Quando se pensava que ia ser uma "silly season" calma com as normais cenas de jogadores lançados a uma velocidade vertiginosa, eis que uma simplesmente situação politica abana com o defeso.

Ora recapitulamos: Tinha passado alguns dias desde que Bettencourt, o novo D Sebastião de Alvalade (pelo menos mais saltitante e com um amor mais que confirmado por Paulo Bento), tomava posse como Presidente do SCP, que no outro lado da "curva" um golpe de teatro se consumava. Após, várias semanas de noticias que davam certa a saida de Quique e entrada de Jesus para técnico principal do clube da Luz, Benfica e Flores chegam a um acordo "amigável" de rescisão mútua de contracto. Não demorou meio-dia para surgir novas vindas da Luz. Quando todos esperavam pela apresentação de Jesus como treinador, a direcção e restantes membros dos corpos sociais demitem-se, provocando eleições antecipadas de Outobro para 3 de Julho.
Ora aqui todo normal, não fosse um pequeno pormenor de até hoje ainda não existir novo técnico no Benfica.

Ora, mas o que interessa aqui menos é o Benfica e o seu jogo de tronos, mas sim o que se passou e passa mais a norte, no Minho para ser mais exacto. Desde dos primeiros dias que se especulou o interesse encarnado no "mestre da táctica" (a.k.a. J. Jesus), Salvador, presidente do SC Braga, assumiu que quem o quisesse (nota de autor: especialmente se for um certo clube de Lisboa que se veste de vermelho) teria de pagar perto de 900 mil euros (700 mil para Braga e 200 mil para J. Jesus). Após desmentidos, avanços e recuos, chegamos a um ponto interessante, para rematar:

-Segundo os media , Jesus abdica de qualquer dinheiro que venha a receber do clube (i.e. Benfica) que o contratar. Mais, afirma, que pode avançar para rescinsão com justa causa, visto que Braga deve 1 mês de ordenado e os prémios das comeptições europeias. Por seu lado, Salvador, que antes afirmava que quem quisesse Jesus teria de pagar (ao ponto de ameaçar em levar o caso a justiça desportiva por tentativa de aliançamento ilicito), afirma porém que caso o Benfica não concretize a "compra" de Jesus, que irá levar o caso a justiça desportiva e civil. Mais, afirma que, e segundo o jornal O Jogo , que irá até accionar a cláusula de indemnização superior a 900 mil euros, caso o Braga não seja ressarcido dos seus direitos.

Ora isto é tudo normal, se juntar-mos 2 pontos: primeiro que Salvador tentou renovar com Jesus após saber o presuposto interresse encarnado para substituir Quique (aumentando o valor da cláusula des rescisão), e segundo, que Salvador já tem um técnico a preparar o Braga 2009/2010 de seu nome Domingos Panciência (que tinha abandonando a Académica no final da época transacta).

É bom que Braga lute pelos seus direitos e é saudável que assim seja, mas gostava mais que Braga, pela pessoa do seu presidente lutasse pelo seu clube (Braga) independentemente "contra" quem for. Porque parece que quer que passemos todos por parvos com esta intransigência para com o Benfica enquanto para com um outro clube (por sua vez rival do primeiro e do qual Salvador é sócio e adepto) é "oferecido" jogadores (tendo o próprio Salvador já recusado uma proposta monetariamente aliciante por um desses jogadores vinda do Chelsea F.C.) .

P.S. A data de 15/06/09 e hora de 20.12 é confirmado Jesus no Benfica através do pagamento de 700 mil euros a Salvador...err...Braga. Tanto barulho para nada.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

E na RTP !!!

Estou agora a ver Bagão Félix na TV num programa sobre eleições. Espero que ele não se engane e comece a falar sobre as do Benfica.

Benfica: um passo para a frente, dois para trás

E desta vez é o Benfica a imitar o Sporting: dizem que vai haver eleições e está neste momento sem treinador. Estamos agora no ano quê? no -2??? Entretanto saiu um queque para treinar a equipa e deverá entrar o homem da playstation.
O que deveria ser a oposição também é engraçada, com os seus doi principais lemas "Queremos eleições antecipadas!!!" ; " O quê? Vai haver eleições antecipadas ... A direcção deveria aguentar até ao fim". Mas tenho de concordar pela 1ª vez uma coisa com o candidato a candidato - No Porto tudo isto nunca teria acontecido assim, e se acontecesse não se saberia.
Ó meu Deus, apesar de não acreditar em ti, tira-me deste filme. Quando é que aparece alguém que pense mais no clube do que em ele próprio?

domingo, 7 de junho de 2009

Acabou Roland Garros ... agora vamos para a relva

Acabou à pouco Roland Garros. Fez-se História: três portugueses a chegarem pela primeira vez ao
quadro principal, e uma delas a chegar à terceira ronda, sendo também a primeira vez que isso aconteceu. Mas houve mais novidades neste torneio. Em femininos a surpresa por paradoxal que pareça foi não ter havido surpresas na final. As duas tenistas que tinham feito melhor temporada de terra batida foram quem acabou por chegar à final, com Kuznetsova a ser a melhor e a suportar melhor a pressão que Safina, ganhando facilmente o jogo numa final sem História (6-4; 6-2). Destaque para além da 3ª ronda de Michelle Brito das surpresas de Samantha Stosur e Dominika Cibulkova terem chegado às meias-finais. É também de referir que desta vez os fotógrafos não tiveram muita sorte, já que as top-models do cicuito foram caindo relativamente cedo, com Sharapova a ser a que durou mais (quartos). Já na parte masculina FEZ-SE HISTÓRIA: ao contrário do que previ aqui afinal as surpresas foram muitas, com Nadal e Djokovic a perderem relativamente cedo no torneio (Finalmente alguém ganhou a Nadal em Roland Garros , sendo a 1ª derrota dele em 5 participações!!! ) Como se esperava Murray acabou por não ir muito maislonge, por não se dar ainda muito bem com a terra batida . Quem aproveitou tudo isto acabou por ser Federer ganhando à pouco também numa final realativamentefácil a Robyn Soderling, que tinha sido o algoz de Nadal, tornando-se na grande surpresa do torneio. Assim Federer tornou-se apenas no 6º tenista a conseguir ganhar os 4 torneios Grand Slam de ténis. De destacar que este ano as características do piso e o clima acabaram por ajudar um pouco os especialistas em piso rápido com estes duma maneira geral a conseguirem melhores resultados do que o costume e os especialistas em terra batida a serem eliminados relativamente cedo). De resto foi infelizmente um torneio um pouco fraco apesar das muitas surpresas, com poucos grandes jogos de ténis, mas com a melhor forma de alguém alguma vez limpar uma marca como se pode ver no final do texto - Queremos mais dessas Gonzalez. Agora o ténis vai pastar para as relvas no próximo mês até Winbledon.


Pelos Pavilhões

Ontem decidiram-se mais dois títulos de campeão nacional: em Hóquei-em-patins e em Basquetebol. Em hóquei ganhou para não variar a equipa do Porto (vai já em oito anos seguidos !!!). O que é que se pode dizer além de que aconteceu o normal, onde têm tudo controlado, aproveitando quer os problemas económicos de outras equipas como o Barcelos, quer o descontrolo do Benfica. No Basquetebol, e ao fim de 14 anos o Benfica é campeão de novo. Vitória justíssima, tendo em conta terem ganho todos os jogos (Infelizmente não posso dizer o mesmo do meu Queluz na Proliga). Em futebol bem que os directores podiam aprender com o basquete deste ano: depois de muitos anos onde tinha constantemente grandes orçamentos, o que se fez este ano - baixou-se orçamento, mas foi-se contratar jogadores que já se conhecia (na sua maioria portugueses) para as posições deficitárias. Para além disso nunca se falou que se iria ser campeão, mesmo depois da série de vitórias consecutivas da época regulamentar tirando assim a pressão à equipa. Entretanto de notar também que vamos já em 3 títulos de play-offs este ano e ganhou na final quem acabou na época regulamentar em primeiro a quem tinha acabado em segundo: com a excepção do basquete (porquesempre foi assim) será que nas outras modalidades não seria melhor voltar a haver 2ªs fases com os melhores para ser assim mais competitivo?

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eleições do Sporting

Dizem que há hoje eleições no Sporting. A mim parece-me, que infelizmente para eles, continua o mesmo: como se uma empresa fosse o chefe delegou o seu substituto. É verdade que desta vez até parece que este teve um adversário lá dentro e até ficou com algum medo do seu rival, mas será quase de certeza o novo chefe da empresa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

TRANSFER LIST: Álvaro Pereira no Porto

E todos os anos a estória se repete. Jogador que se fala que vai para o Benfica (às vezes alguns do Sporting, mas em muito menor número), acaba por ir para o Porto "tendo sido uma operação-relâmpago" e "assinado em poucos segundos". Quando é que os clubes de Lisboa começam a lançar nomes para o ar apenas para o Porto os ir buscar. Por outro lado será que isso já não aconteceu algumas vezes: se nos lembrarmos a quantidade de jogadores que foram parar assim ao Porto, vindos como grandes compras e depois foram grandes flops no clube (só de cabeça lembro-me de Edgar que se percebia logo que era mau e Kazmierzack).

quarta-feira, 3 de junho de 2009

E no andebol ...

Parece que o Porto foi campeão nacional ... justo pelo que fez ao longo do ano. Mas de ressalvar que é preciso dar os parabéns ao Benfica pelo que se viu hoje. É que a missão era quase impossível: o jogo era fora, a equipa tinha alguns jogadores lesionados e outros com mazelas e mesmo assim conseguiram o jogo mais equilibrado dos 5 desta final. Por outro lado ao intervalo o Zaikin um dos principais jogadores já tinha duas exclusões, o que também delimitou a equipa na 2ª parte. Foram guerreiros em todo o jogo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

E em Itália


Parece que acabou ontem o Giro de Itália de ciclismo... Ganhou o russo Dennis Menchov, que passa a ter no seu pecúlio vitórias já em duasgrandes provas. E são dois anos consecutivos em que não ganha um italiano na sua Volta. Será que isto vai ajudar a tirar a imagem do doping a este desporto que perdeu muitos adeptos devido a este problema. É que anteriormente quem ganhava no Giro não se conseguia evidenciar nas outras grandes provas e depois era apanhado nas malhas do doping. Esperemos que sim, para bem da modalidade (e do próprio desporto de alta competição).

Futuro do ténis em questão


Parece que é a grande notícia no ténis feminino dos últimos tempos, e mais surpreendente que a eliminação do Nadal em Roland Garros. Descobri esta estória no Gordo vai à baliza. Esta menina chama-se Simona Halep e tem só 18 aninhos e ganhou Roland Garros o ano passado em juniores. Este ano foi eliminada logo na fase de qualificação. Mas é conhecida por outras coisas (que estão bem à vista nestas imagens, que é aliás uma das mais visttas este ano no referido torneio) e ficou mais conhecida ainda porque decidiu diminuir os seus seios por lhe estarem a causar problemas na sua mobilidade, aparecendo logo um grupo de fâs a exigir que não faça isso. Nós no Playmaker não percebemos (e dai talvez ...) os fâs.
Digam-nos da vossa justiça sobre esta situação que parece bem pertinente para o futuro deste desporto, bem mais que a eliminaçao do Nadal ou do futuro sucesso ou não da Michelle Brito e do Frederico Gil...